Braverman e a centralidade do processo de trabalho: comentário sobre comentadores desde uma leitura periférica
DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.81Resumo
O artigo faz um balanço da recepção do livro Trabalho e Capital Mo- nopolista, de Harry Braverman, por ocasião do quadragésimo aniver- sário de seu lançamento. Obra marcante e influente na sociologia do trabalho, tanto internacional quanto brasileira, busca-se mostrar a pertinência e atualidade de sua abordagem para a pesquisa corrente nesse campo de estudos. Para tal fim, o texto inicia com uma con- textualização do livro, passando em seguida para um mapeamento das vagas de reação a ele, bem como as questões que suscitou. Em seguida, é feita uma reflexão sobre os desafios metodológicos que os estudos do processo de trabalho enfrentam, bem como o confronto com dilemas saídos da prática de pesquisa. Sustenta-se que não há incompatibilidade de fundo entre a tradição de estudos dos locais de trabalho e a análise bravermaniana, de modo que a obra permanece como um veio fecundo a ser explorado.Downloads
Publicado
11/10/2014
Como Citar
e Silva, L. M. (2014). Braverman e a centralidade do processo de trabalho: comentário sobre comentadores desde uma leitura periférica. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 2(4), 159–182. https://doi.org/10.20336/rbs.81
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).