Sociologia Digital: balanço provisório e desafios
DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.237Resumo
Este artigo apresenta uma cronologia provisória da formação da Sociologia Digital no Brasil como um campo de pesquisa em consolidação. Em uma sociedade em que a conexão mediada em rede se tornou parte do cotidiano passando a reconfigurar as relações sociais, busca refletir sobre a importância de um campo de pesquisas com reflexão teórica e conceitual especializada. Inicia apresentando um balanço da área nos últimos anos, depois aborda debilidades teóricas e metodológicas que marcaram sua formação recente assim como seus avanços teóricos e me- todológicos. Por fim, discute algumas de suas contribuições para a sociologia brasileira, sua in- serção internacional, assim como uma possível agenda de pesquisa para seu desenvolvimento.Downloads
Publicado
01/01/2018
Como Citar
Miskolci, R., & Balieiro, F. de F. (2018). Sociologia Digital: balanço provisório e desafios. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 6(12). https://doi.org/10.20336/rbs.237
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).