O estado da arte e a agenda de pesquisa em economia solidária no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.238Resumo
A profusão de empreendimentos econômicos solidários no Brasil ensejou expressi- vos debates acadêmicos e justificou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) intitula- do Economia social e solidária: alternativas de trabalho, participação e mobilização coletiva no Congresso Brasileiro de Sociologia. O presente texto visa apresentar o estado da arte da economia solidária e prospectar a agenda de pesquisa sobre o tema. Para tanto, inicialmente se situará a emergência e as características da economia so- lidária. Posteriormente, será discutida a integração da economia solidária ao campo acadêmico e sua constituição como objeto científico. Por fim, serão abordados os trabalhos do GT e sua contribuição ao tema e à sociologia brasileira, concluindo com a agenda de pesquisa que se delineia para os estudos sobre a economia solidária e práticas sociais emergentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).