A sociologia fora do eixo: diversidades regionais e campo da pós-graduação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.259Resumo
No artigo, argumenta-se que, embora seja possível identificar a existência de uma sociologia como campo disciplinar unificado, no âmbito nacional, a diversidade de experiências regionais e estaduais teve peso relevante em sua conformação. Assinala a importância de pesquisadores empreendedores e ações pioneiras que contribuíram para a formação de modos de fazer pesquisa e transmitir conhecimento, organizando-se com base em apoios institucionais. Destaca que até a década de 1960 a formação pós-graduada stricto sensu, em sociologia, concentrava-se no eixo São Paulo-Rio Janeiro, ocorrendo, a partir da década seguinte, um processo de descentralização e ampliação. As experiências regionais diversificadas, ao lado das instituições de regulação, contribuíram para a homogeneidade e consolidação que caracterizam atualmente o campo da pós-graduação em sociologia no Brasil. Com base em amplo material empírico, ao qual se agrega a experiência dos autores tanto na pós-graduação de suas IEFs quanto nas instituições de avaliação e fomento, o artigo recupera especificidades do campo sociológico. Nesse sentido, empresta visibilidade a ‘formas primitivas de acumulação de capital intelectual’, que configuraram experiências fora do eixo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).