O PIBID na área de ciências sociais: condições epistemológicas e perspectivas sociológicas: as perspectivas pública e cosmopolita
DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.61Abstract
O PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, foi criado em um contexto de crescentes demandas em relação à universidade, dentre as quais, uma maior participação na formação de professores. O programa almeja instituir um ambiente formativo que reflete uma concepção, na qual a produção e o ensino da ciência se desenvolveriam em um contexto interdisciplinar de aplicação do conhecimento e de busca de inovação pedagógica. Mas os e os atores envolvidos com o programa? Eles compartilham dessa concepção epistemológica? Tendo em vista estas questões e com base na literatura concernente ao ensino de Sociologia, buscou-se mapear as condições epistemológicas que fundamentam as práticas dos bolsistas do programa. Constatou-se o predomínio de uma concepção mais clássica e disciplinar relativa ao ensino das Ciências Sociais. O artigo então aponta a necessidade de mais pesquisas sobre as referidas concepções e de debates acerca das perspectivas da Sociologia na sociedade atual, a partir das contribuições de autores como Burawoy e Beck.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All content of the journal, except where identified, is licensed under a Creative Commons attribution-type 4.0 International