Rendimento escolar e seus determinantes sociais no Brasil

Autores/as

  • Fernando Tavares Júnior
  • Arnaldo Mont'Alvão
  • Luiz Flávio Neubert

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.123

Resumen

Este estudo analisa o rendimento educacional a partir das chances de estudantes realizarem as transições na educação básica (fundamental e média) no Brasil. Baseando-se em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 1999 e 2013, foram computados modelos logit sequenciais no intuito de estimar as mudanças no efeito das origens sociais sobre as transições. Os principais resultados apontam que, embora ainda persistam desigualdades socioeconômicas e de cor, houve diminuição desses efeitos ao longo dos últimos anos, o que indica a diminuição das barreiras socioeconômicas para o fluxo dos estudantes.

Publicado

14-12-2015

Cómo citar

Júnior, F. T., Mont'Alvão, A., & Neubert, L. F. (2015). Rendimento escolar e seus determinantes sociais no Brasil. Revista Brasileña De Sociología, 3(6), 117–138. https://doi.org/10.20336/rbs.123