Sociologia da Literatura: tradições e tendências contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.241Resumen
O presente artigo tem como objetivo traçar um rápido panorama histórico dos principais vetores teórico-metodológicos desenvolvidos no que é usualmente chamado de “sociologia da litera- tura”. Em primeiro lugar, chama atenção para a crescente produção bibliográfica sobre essa temática. Identifica três grandes tendências nesses estudos: a “estética sociológica”, a “crítica literária” e a “pesquisa histórica”. Por último, analisa as reviravoltas teóricas ocorridas nos fins do Século XX (as “novas sociologias”) e suas implicações para a constituição de uma área de pesquisa sobre literatura. Nessa perspectiva, o principal interesse é compreender as diferentes práticas envolvidas nos distintos trajetos que enfeixam o fenômeno “literário”. A maior inserção dos trabalhos sobre literatura nos cursos de sociologia tem contribuído para que essa área de pesquisa se torne mais autônoma, uma autonomia resultante das interseções entre diferentes áreas das ciências humanas e sociais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).