A ideologia do trabalho e o autogerenciamento subordinado nas empresas-plataforma de entrega de mercadoria

Autores

  • Fellipe Coelho-Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabel Lopes dos Santos Keppler Universidade Federal de São Paulo
  • Larissa Alessandra de Sena Leocádio Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabela Pinto Lucena Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sofia Sant’Anna Costa Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Larissa Marcela Peixoto de França Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Luisa Paes Machado Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.959

Palavras-chave:

Uberização, Ideologia, Marxismo, Entregadores, Plataforma digital

Resumo

O processo de uberização do trabalho tem avançado na última década, tendo como um dos seus protagonistas as empresas-plataforma. Estas se valem de diversas estratégias para cooptar e convencer os trabalhadores dos processos de trabalho que implementam. Uma delas é por meio dos discursos que direcionam aos seus trabalhadores. A partir de uma perspectiva marxista, assumimos que esses discursos cumprem a função de ideologia do trabalho ao buscarem orientar os trabalhadores diante do conflito social que emerge do uso da sua força de trabalho no processo produtivo. Nosso objetivo foi analisar a ideologia do trabalho presente no discurso das principais empresas-plataforma de entrega de mercadorias do Brasil. Realizamos a análise da unidade “problema-soluções” nas publicações destinadas aos entregadores no site das três principais empresas-plataforma desse ramo no país. Identificamos que as matérias tratam de quatro questões: financeira, saúde do trabalhador, equipamentos e logística. Os discursos abordam problemas que são pautas de reivindicações dos entregadores, mas não explicitam suas causas. Ocultam o conflito capital-trabalho, respondendo à necessidade de elaborar estratégias para a incorporação da força de trabalho ao processo produtivo. A ideologia do trabalho identificada é a do autogerenciamento, na qual os entregadores são os responsáveis pela resolução desses problemas e as empresas são parceiras fornecedoras de informações. A particularidade brasileira revela indícios de uma diferenciação no que diz respeito às ideologias elaboradas nos países centrais, deixando de lado aspectos relativos à conscientização social e favorecendo a busca pela autonomia e renda no caso periférico.

Biografia do Autor

Isabel Lopes dos Santos Keppler, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta Substituta do Eixo Trabalho em Saúde para cursos de Graduação da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Doutora (2021) e Mestre (2015) em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011).

Larissa Alessandra de Sena Leocádio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Iniciação Científica, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPET/UFRN) e o Grupo de Pesquisas Marxismo e Educação (GPME/UFRN). Atua na linha de pesquisa Processos Psicossociais, Organizações e Trabalho (GPPOT). 

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Publicado

02/05/2024

Como Citar

Coelho-Lima, F., Keppler, I. L. dos S. ., Leocádio, L. A. de S. ., Bezerra , I. P. L. ., Barbosa , S. S. C. ., França , L. M. P. de ., & Machado, M. L. P. (2024). A ideologia do trabalho e o autogerenciamento subordinado nas empresas-plataforma de entrega de mercadoria. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 11(29), 151–176. https://doi.org/10.20336/rbs.959