Percursos para a mobilidade sustentável em territórios desiguais

reflexões a partir de um projeto de investigação-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.940

Palavras-chave:

educação territorial, mobilidade ciclável, paradigma das mobilidades, sustentabilidade, métodos participativos

Resumo

Numa das freguesias da zona oriental de Lisboa (Portugal), Marvila, que apresenta diversos indicadores de segregação espacial e desigualdades sociais e de mobilidade, foi observada, por diversos atores locais, uma carente resposta na área da mobilidade em bicicleta. Partindo dessa observação, procurou-se encontrar soluções para este problema através de respostas inovadoras e sustentáveis, numa abordagem colaborativa e participativa em contexto local. Este artigo enquadra-se num projeto em curso, observando concretamente: um estudo participativo sobre território e mobilidade local; a criação de uma rede partilhada de bicicletas; e o desenvolvimento de um laboratório de reciclagem de plástico. O projeto sustenta-se na promoção da educação para a mobilidade ativa segura, propondo o diagnóstico de recursos locais, trajetórias, necessidades de mobilidade e reforço da mobilidade em bicicleta em contexto pandémico, potencializando o desenho de novas respostas. Visa, assim, a reflexão e atuação aprofundadas sobre a mobilidade na freguesia, tendo como horizonte a coesão territorial local e com o resto da cidade. Os processos e resultados do projeto serão discutidos partindo de um enquadramento teórico-metodológico de investigação-ação participativa, que potencia o estabelecimento de formas coletivas de diagnóstico e respostas sociais, bem como sustenta a academia no desenvolvimento de políticas e práticas de educação territorial para a sustentabilidade. Associado a este debate, procura-se, a partir do paradigma das mobilidades, apresentar e relacionar o papel das infraestruturas de mobilidade do território e (i)mobilidades das pessoas que ali vivem.

Biografia do Autor

Inês Vieira, CeiED Universidade Lusófona e CICS.NOVA (PORTUGAL)

Investigadora em ciências sociais e educadora, integrada no CeiED, Universidade Lusófona, e colaboradora no CICS.NOVA, FCSH. Doutorada em Ecologia Humana (NOVA FCSH, 2019), mestre em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos (NOVA FCSH, 2010) e licenciada em Educação de Infância (ESE/P.Porto, 2008). Tem desenvolvido actividades de investigação e gestão de ciência em projectos nacionais e europeus sobre educação e diversidade social, ecologia e território, mobilidades/migrações e políticas públicas.

Henrique Chaves, GOVCOPP-UA, CIES-IUL (Portugal), CEM-USP

Licenciado e Mestre em Sociologia (NOVA/FCSH), encontra-se a realizar Doutoramento em Políticas Públicas (Universidade de Aveiro). Com tese de mestrado sobre direito à cidade e arte urbana, tem como foco doutoral a mobilidade ativa e a participação. Na área da investigação-ação, trabalhou com Rés do Chão (espaço público), 123 Macaquinho do Xinês (crianças e brincadeira), projeto Gingada e Roda Viva (bicicleta e participação), Museu na Aldeia SAMP (arte participativa na velhice), produziu o Urban Audiovisual Festival (3 edições) e o Girando - Festival de Cinema Itinerante. É dirigente na associação Descalçada e na Frente Anti-Racista.

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Publicado

10/26/2023

Como Citar

Vieira, I., & Chaves, H. (2023). Percursos para a mobilidade sustentável em territórios desiguais: reflexões a partir de um projeto de investigação-ação. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 11(28), 24–50. https://doi.org/10.20336/rbs.940

Edição

Seção

Dossiê (I)mobilidades socioespaciais